01/04/2024

6 erros que acabam com suas propostas comerciais e abaixam seus números

Embora uma boa proposta comercial possa fazer uma grande diferença na hora de fechar um negócio, alguns vendedores não dão muita atenção a essa ferramenta.

Uma proposta de negócio bem elaborada pode otimizar as chances de uma empresa fechar um negócio, enquanto uma proposta mal escrita e com erros muitas vezes pode atrapalhar a conquista de novas oportunidades.

Criar uma boa proposta comercial não é tão difícil quanto muitos gestores imaginam, porém requer conhecimento e prática.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para destacar os seis erros que acabam com uma proposta de negócio e abaixam os números de vendas de uma organização. Acompanhe!

1. Achar que o negócio está fechado

Muitos consultores de vendas têm, de fato, bons argumentos para fechar um negócio, mas o erro deles está em acreditar que somente isso é necessário para finalizar essa operação.

Acreditar que o negócio está fechado pode levar o consultor de vendas a achar que a vitória já está ganha. Com isso, ele pode deixar de dar passos importantes rumo à conclusão desse processo.

O negócio só é fechado quando o cliente assina o contrato, formalizando a negociação com sua organização. Portanto, nada de pensar que a vitória está ganha antes do tempo ou do documento assinado, formalizando isso.

2. Não enviar a proposta rapidamente

Trata-se de um erro que deriva do anterior: achar que o negócio está fechado e, por conta disso, a proposta não é enviada com a agilidade esperada.

Nesse sentido, quando a empresa comete esse erro, o cliente pode fechar negócio com outra organização. Então, um negócio que estava em suas mãos, necessitando apenas da proposta para sua formalização, acaba escorregando.

O consultor de vendas deve se empenhar em fazer a proposta e enviá-la rapidamente ao potencial cliente para que ele possa analisá-la, vê-la como a melhor opção do mercado e fechar negócio.

Além disso, quando a proposta não é enviada com certa rapidez, o potencial cliente pode imaginar que sua empresa não é séria, e isso pode prejudicar sua imagem no mercado e afetar novas vendas.

3. Achar que o envio da proposta é o suficiente

Não basta apenas enviar a proposta para o potencial cliente. É preciso se colocar à disposição para resolver dúvidas e entrar em contato para saber se ele a compreendeu da forma esperada.

Essa é uma oportunidade não apenas para resolver dúvidas que o potencial cliente tenha, mas também para reforçar sua solução como a melhor do mercado para resolver o problema que ele está enfrentando.

Portanto, após o envio da proposta, planeje-se para entrar em contato com o potencial cliente, de forma a garantir que o negócio seja fechado.

Além disso, essa é uma estratégia que permite à empresa construir uma imagem positiva na mente do seu potencial cliente. Afinal, ao receber sua ligação, ele perceberá que sua organização é séria e, com base nisso, poderá confiar nela.

4. Não construir uma proposta comercial clara e bem estruturada

Uma proposta comercial é um documento que contém informações que ajudam o potencial cliente a perceber que fechar negócio com sua empresa é uma decisão inteligente.

Apesar de uma organização poder elaborar seu próprio modelo de proposta comercial, vale destacar que, normalmente, ela possui a seguinte estrutura:

Capa: traz a identidade visual da empresa e o título da proposta comercial.

Objetivo da proposta: informa qual é o objetivo da proposta, trazendo sua síntese. Por exemplo, fornecer produtos para a empresa X por um tempo Y. Elaborar um objetivo claro e objetivo ajuda o cliente a entender melhor a proposta e pode seduzi-lo no sentido de fechar negócio. Portanto, capriche!

Solução a ser vendida (especificações): traz detalhes sobre a solução do cliente, como suas especificações e/ou características.

Quantidade: destaca a quantidade de produtos que será fornecida ao cliente caso ele aceite a proposta.

Cronograma de entrega: mostra o cronograma de entrega dos produtos ao cliente com base na quantidade que consta na proposta comercial.

Valores: é um dos principais pontos de uma proposta comercial. Os valores devem ser discriminados de maneira clara para que o potencial cliente não tenha qualquer dúvida a esse respeito.

Contato: e-mail, telefone, site e outros contatos da empresa devem ser colocados na proposta para tirar dúvidas do potencial cliente, caso existam.

5. Adotar uma abordagem não personalizada

É importante entender que cada cliente quer ser tratado de forma única, e não apenas como mais um. Isso significa dizer que propostas comerciais com uma abordagem não personalizada devem ser evitadas.

A proposta deve ser desenhada levando-se em consideração o perfil do cliente com o qual se deseja fechar negócio. Dessa forma, as chances de que o negócio seja fechado aumentam.

Por exemplo, em vez de definir uma estratégia de desconto única para todos os clientes, leve em conta o perfil de cada negócio para preparar uma abordagem diferenciada.

6. Não contar com um software para gerenciar a carteira de clientes

Não investir em um sistema de automação comercial pode tornar o processo de venda mais demorado e burocrático. Consequentemente, a formulação de propostas comerciais poderá ser afetada.

Ao possuir um software para gerenciar a carteira de clientes, é possível assumir o controle do funil de vendas e identificar o momento certo para enviar a proposta comercial.

Nesse sentido, é importante destacar que a proposta comercial deve ser enviada no momento certo, que é quando ele mostra interesse na solução fornecida pela empresa. Ao levar isso em consideração, a organização aumenta suas chances de obter sucesso e receber uma resposta positiva do potencial cliente.

Como vimos, existem alguns erros que devem ser evitados para que sua proposta comercial não seja comprometida, afetando assim seus resultados de vendas. Agora que você conhece os principais erros, elabore um plano de negócios de sucesso alinhado com os objetivos que quer conquistar.

Sua empresa ainda não conta com uma solução para otimizar a criação de uma proposta comercial de sucesso, capaz assim de elevar suas vendas? Então conheça agora nosso software. Ele pode ajudar seu negócio a acelerar o alcance dos seus objetivos. Aproveite!

Acompanhe #GEOvendas

Receba conteúdo, dicas e materiais gratuitos

Manter-se informado

Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Cadastre-se

Rua Feliciano Bortolini, 1640.
Sl. 25 - Barra do Rio Cerro.
Jaraguá do Sul – SC.
CEP: 89260-090.

INTEGRAÇÕES

ERPs


APRENDA GEOVENDAS

Blog

GEOedu

Podcasts

Lives


PROTEÇÃO DE DADOS

LGPD

COMERCIAL

Telefone: +55 (47) 3370-0504

Whatsapp: +55 (47) 99158-1906


SUCESSO DO CLIENTE

Acessar Central de Ajuda

Suporte WhatsApp: +55 (47) 99995-0146 
Suporte Ligação: +55 (47) 3370-0504

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.