Saiba o que é mapa mental de vendas e como utilizar
13 de março de 2023
O mapa mental é uma ferramenta muito utilizada especialmente nos estudos. Baseia-se, principalmente, em organizar informações de forma visual, de maneira que fique mais fácil compreendê-las e estabelecer correlações entre os conceitos.
Mas você já ouviu falar do mapa mental de vendas? Sabe como ele pode ajudar o seu time a melhorar a sua performance? Conheça agora essa estratégia!
O que é mapa mental de vendas?
Vamos dar um passo para trás e compreender o conceito do mapa mental. Ele foi desenvolvido na década de 70, pelo psicólogo Tony Buzan. Basicamente, ele percebeu que esse modelo mais tradicional de organizar informações, fazendo anotações lineares, era um tanto quanto limitado. Logo, começou a buscar uma maneira de esquematizaras ideias com maior eficiência. E assim surgiu o mapa mental.
Caso você nunca tenha visto ou feito um, a estrutura dele é a seguinte: existe uma palavra ou termo central e, a partir dele, vão saindo todas as suas ramificações. Como o próprio nome indica, esse mapa se utiliza largamente de recursos visuais, como balões e setas para indicar a conexão entre os diferentes aspectos que compõem aquela ideia principal.
O mapa mental de vendas traz exatamente esse conceito para o campo das vendas. O objetivo é auxiliar a equipe do comercial a estruturar e visualizar melhor determinados processos.
Exemplos da aplicação do mapa mental de vendas
Como exatamente o mapa mental será implementado no setor de vendas? Isso vai depender muito da necessidade que essa área apresenta dentro da sua empresa. Veja alguns exemplos:
Organização do fluxo de atendimento ao cliente
Você percebe que esse fluxo tão importante não está padronizado? Os vendedores esperam dias para retomar o contato com um cliente ou, ao contrário, insistem tanto nesse contato a ponto de o consumidor se sentir “sufocado"? Você pode usar um mapa mental em que o atendimento ao cliente seja o ponto central.
As ramificações desse mapa vão explicar qual é a abordagem correta, quais canais devem ser utilizados, de quanto em quanto tempo é necessário fazer o follow-up e outros pormenores que ajudem o time a visualizar esse processo.
Treinamentos de vendas
Precisa estruturar um treinamento para a equipe de vendas e não sabe nem por onde começar? Mapa mental! Do termo central “treinamento de vendas", você vai puxar tudo o que esse treinamento precisa contemplar, quem vai participar, se ele será presencial ou online, onde vai ser realizado e todos os outros detalhes.
Relatórios de vendas
Se os relatórios criados pelo time de vendas não têm um padrão muito bem definido e isso dificulta a organização dos dados, um mapa mental também pode mostrar de forma mais clara quais parâmetros precisam ser obedecidos nesse tipo de documento.
Aqui, trouxemos apenas três exemplos mais ilustrativos. Mas a verdade é que o mapa mental pode ter uma infinidade de aplicações, justamente por ser uma ferramenta extremamente versátil. Uma vez que você compreende verdadeiramente o conceito dele, percebe como ele pode servir aos mais diferentes propósitos.
Como utilizar o mapa mental de vendas?
Agora vamos ao aspecto mais prático de tudo isso: como implementar o mapa mental de vendas na sua empresa!
O primeiro passo, portanto, é identificar para qual etapa ou processo esse mapa será criado. “Mapa mental de vendas" é um termo “guarda-chuva": como você observou nos exemplos anteriores, essa ferramenta de organização de ideias pode ser aplicada em qualquer atividade relacionada às vendas. Então, esse será sempre o seu ponto de partida. Mas e depois?
Escolha a melhor ferramenta para estruturar o seu mapa
O mapa mental de vendas pode ser em formato físico ou digital. Se ele for físico, você vai precisar de folha de papel e canetas multicoloridas para executá-lo. Porém, o mais comum é criar uma versão digital do mapa. Até porque, isso facilita bastante o acesso a ele sempre que for necessário retomar os conceitos que estão descritos ali.
Existem algumas ferramentas que ajudam muito a criar um mapa mental de vendas digital:
- Miro;
- MindMeister;
- Canva;
- Goggle;
- Mind Note.
A lista é infinita! Vale a pena acessar algumas dessas ferramentas para conhecê-las e entender qual se adequa melhor à sua necessidade.
Defina o termo central
Como mencionado, a estrutura do mapa mental sempre tem como ponto de partida uma palavra ou expressão que fica no centro da página. Tudo vai partir desse termo, portanto, é imprescindível que ele seja bem escolhido.
Esse termo precisa estar totalmente alinhado ao objetivo do mapa. Caso contrário, ao final de todo o trabalho de construção, você vai ter em mãos um material que não ajuda efetivamente a sua equipe de vendas.
Para um mapa mental de vendas, é possível utilizar termos centrais como: “treinamento de vendas", “aumento da taxa de conversão", “fidelização de clientes". Perceba que são termos amplos, justamente para que eles possam ser ramificados em conceitos e procedimentos menores.
Defina quais tópicos vão se conectar ao termo central
O termo central é como se fosse o tronco de uma árvore e os tópicos são os seus galhos. Qualquer pessoa que já observou uma árvore sabe que os galhos vão sofrendo ramificações e o mesmo acontece com o mapa central. É nesse momento da estruturação que muita gente se perde!
Os conceitos primários relacionados ao termo central devem estar conectados diretamente a ele. Se você está começando a elaborar mapas mentais agora, escolha entre três a cinco. Por exemplo, se o termo central do seu mapa for “fidelização", escolha de três a cinco conceitos imediatos que se conectam a ele.
Depois, os conceitos que estão num segundo nível de importância, vão ser ramificações desses primeiros “galhos" e não mais do termo central. E assim sucessivamente, conforme você vai criando camadas para aprofundar o seu mapa.
Aposte em recursos visuais
Use símbolos e cores para agrupar conceitos que pertencem a uma mesma categoria e destacar palavras-chave no seu mapa. Isso vai facilitar a compreensão visual do todo.
Revise seu mapa
Com o mapa finalizado, é hora de conferir o resultado final e, se necessário, fazer pequenos ajustes. Depois, ele deverá ser disponibilizado a todas as pessoas que precisam ter acesso àquela informação para que seja consultado.
O mapa mental de vendas vai ajudar a sua equipe comercial a ter os melhores insights, identificar com mais precisão os leads qualificados e conduzir todas as etapas em direção ao aumento das conversões.
E por falar em ferramentas de vendas, conheça a nossa Força de Vendas, uma plataforma para representantes comerciais gerenciarem toda a sua carteira de clientes, inclusive, com recursos visuais para manter tudo sob controle!