Fale com GEO Fale com GEO

Saiba como utilizar o Analytics para mensurar suas vendas

19 de setembro de 2022

Uma das maiores vantagens que a evolução da tecnologia trouxe para os negócios foi a possibilidade de mensurar dados. Atualmente, tudo é passível de ser metrificado e gerar informações sólidas e confiáveis para embasar a tomada de decisões mais assertivas. E nós temos uma ferramenta especificamente desenvolvida para facilitar esse processo. Vamos mostrar como usar o Analytics para mensurar as vendas da sua empresa. Confira!

Por que mensurar as vendas

Antes de mais nada, é importante explicarmos o porquê faz diferença investir em um sistema idealizado para mensurar as vendas:

- É um instrumento que vai ajudar a observar a saúde financeira do seu negócio. Ou seja, se as vendas realizadas estão sendo suficientes ou não para equilibrar o orçamento e gerar lucro. Caso não estejam, a empresa consegue tomar uma decisão sobre isso antes que o problema se torne uma “bola de neve”. Pode analisar quais despesas pode cortar antes de começar a contrair dívidas, por exemplo;

- Esses dados se tornam um histórico. Ao longo do tempo, você vai conseguir perceber quais foram os períodos de maior venda e identificar os prováveis motivos para isso; quais produtos têm maior saída; quais são os períodos de baixa - e já se preparar para eles… vão compor o centro de inteligência do seu empreendimento;

- São a base para pensar nas estratégias de marketing e vendas e para mensurar o resultado delas. Assim, evita-se dedicar mais tempo e recursos em ações que podem não ser tão assertivas;

- Servem para entender a produtividade da equipe e acompanhar a sua evolução. Tanto de forma coletiva quanto individual. A partir disso, é possível elaborar treinamentos de vendas focados nos problemas que o time realmente tem e precisa solucionar.

Essas são apenas algumas das razões. A verdade é que, nos dias de hoje, uma empresa que não tem suas ações totalmente orientadas por dados está fadada ao fracasso. A “tentativa e erro” leva um tempo que ninguém tem para trazer retorno. Enquanto você está tentando, seu concorrente, que tem um sistema eficaz para levantamento de informações, já está anos-luz à sua frente.

Como o Analytics ajuda você a mensurar as suas vendas?

O Analytics é uma das soluções desenvolvidas pela GEOVendas. O objetivo dela é facilitar a coleta de dados e, mais do que isso, a organização deles de modo que façam sentido e gerem insights.

Esse é um ponto importante: a prática de coletar dados, por si só, não significa nada. Quantas empresas tem montes de números armazenados, porém, dispostos de tal maneira que não possibilitam um entendimento claro. Portanto, não basta coletar as informações: a forma como elas são arranjadas também é parte do processo.

Assim, ao investir no Analytics, sua empresa terá acesso às seguintes funcionalidades:

- Mapeamento das vendas, ou seja, você consegue visualizar em quais regiões a sua empresa está presente ou não. Assim, também pode identificar o seu market share e pensar nas melhores estratégias para expandi-lo, se for a sua intenção;

- Controle das regiões nas quais cada um dos seus vendedores atua, podendo fazer uma segmentação nesse sentido e evitar qualquer tipo de conflito interno relacionado a essa demanda;

- Gerenciamento dos seus corredores comerciais;

- Comparativo do desempenho das vendas entre coleções semelhantes;

- Comparativo entre períodos de vendas;

- Gráficos personalizados obtidos a partir do cruzamento de dados que você selecionar.

Tudo isso sem contar com os números mais “óbvios” de vendas, que vão apontar a performance geral da empresa, de cada vendedor e a partir de outras segmentações.

Um dos principais diferenciais do Analytics é o fato de ser altamente personalizável. Criamos essa ferramenta cientes de que cada empresa tem o seu próprio cenário, demandas e propósitos. Assim, uma das nossas prioridades foi possibilitar que, além dessas informações gerais - que também são muito importantes - cada empreendimento possa fazer análises bem específicas a partir do sistema.

Assim, você consegue, por exemplo, combinar relatórios e indicadores selecionando as informações que quer que conste neles; definir metas de vendas específicas de acordo com cada canal, gerente e/ou representante; analisar as regiões e/ou vendedores que precisam de um acompanhamento mais próximo para melhorar a performance; adotar estratégicas específicas de positivação de carteira; gerar relatórios totalmente customizados…

Mais que um instrumento para coleta de dados, a ideia do Analytics é ser realmente um braço da inteligência da sua empresa.

Outra questão importante é a seguinte: ao captar e organizar automaticamente todas essas informações, ele elimina o trabalho manual que a sua empresa provavelmente precisa empreender em muitas dessas frentes. Consequentemente, os gestores e os próprios vendedores terão mais tempo hábil para dedicar à elaboração de novas estratégias e ao relacionamento com os clientes que é o que, de fato, traz os melhores resultados!

Dicas para potencializar a sua análise de dados de vendas

Trouxemos algumas dicas que podem agregar ainda mais valor ao seu processo de analisar os dados de vendas, a partir dos relatórios gerados pelo Analytics:

- Faça projeções futuras a partir dos números obtidos. Mesmo que elas não sejam certeiras, podem orientar a tomada de decisão e ajudar a sua empresa a se preparar para períodos mais desafiadores;

- Sempre que fizer uma análise de dados, retome as metas de vendas que você havia estabelecido. É sempre possível que elas precisem ser revistas. Lembre-se: metas devem ser realistas, caso contrário, contribuem para desmotivar o seu time de vendas;

- Utilize os dados de vendas para ajustar a sua persona, se necessário. Será que, quem está comprando efetivamente da sua empresa é quem você imaginou que seria?

- Compartilhe esses dados com a sua equipe de vendas. Essa transparência contribui com o engajamento dos vendedores. Além disso, eles podem ter insights valiosos que vão servir para lapidar ainda mais a sua estratégia;

- Nunca tenha medo de olhar para esses dados. Se eles estiverem retratando um cenário ruim, é a sua oportunidade de agir antes que ele se agrave. Acredite se quiser: muitos empreendedores têm receio de olhar para dentro do seu próprio negócio.

Nossa equipe está à disposição para explicar mais detalhes sobre o Analytics, mostrar todas as suas funcionalidades e como ele pode se encaixar às necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco!


Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade