Fale com GEO Fale com GEO

Gestão Estratégia: saiba como a análise de dados te ajuda a se preparar para 2023

09 de janeiro de 2023

Já estamos praticamente com um pé em 2023! A gestão estratégica do próximo ano para o seu empreendimento começa agora. Esse é o momento ideal de colocar as metas e planos de ação no papel para evitar entrar num looping de somente apagar os incêndios que surgirem. A análise de dados pode ser uma das suas maiores aliadas para se preparar para 2023. Saiba de que forma ela vai auxiliar na sua gestão.

Conhecer melhor seus clientes

Se em 2022 você usou um bom CRM, certamente reuniu muitas informações importantes para traçar o perfil do seu cliente. A partir desses insights você vai conhecer de verdade o seu consumidor. Desde questões demográficas mais gerais, como gênero, faixa-etária, localização… até aspectos mais sensíveis, como suas motivações para compra, há quanto tempo são clientes da empresa, dificuldades relatadas e daí por diante.

E como isso vai ajudar a sua empresa a se preparar para 2023? É hora de rever a sua persona! Com essas informações, você vai ter uma boa base para entender se as personas que anteriormente foram definidas ainda fazem sentido.

Lembre-se de que a persona é a base da sua estratégia, portanto, ter assertividade nela é essencial para o sucesso do empreendimento!

Estabelecer metas ousadas, mas realistas!

Um dos momentos mais importantes da gestão estratégica é a definição de metas. Assim, quando você for planejar o 2023 do seu empreendimento, elas não podem ficar de fora!

No entanto, muitos gestores sentem dificuldade para encontrar o equilíbrio entre a ousadia e a realidade na hora de estipular esses objetivos. Ou seja, garantir que eles sejam desafiadores o bastante para motivar a equipe e conduzir a empresa em direção ao futuro que ela vislumbra, mas que sejam realistas para não tornar a trajetória frustrante.

Aqui, novamente entra a análise de dados. A melhor forma de estabelecer as metas é traçar um panorama dos últimos anos. Vamos tomar como exemplo uma meta de faturamento: em 2022, quanto a sua empresa faturou? Qual foi a diferença em relação ao ano anterior? Nos últimos cinco anos, como a dinâmica do faturamento se comportou? Como a pandemia teve impacto nisso?

Ao fazer toda essa avaliação, você vai ter o embasamento necessário para que as suas metas tenham os requisitos desejados. Assim, o seu plano de crescimento para 2023 será muito mais consistente. Talvez, a partir dessa análise de dados, as suas metas se tornem menos arrojadas do que eram. Mas a probabilidade de que sejam atingidas é consideravelmente maior.

Planejar a sua expansão no mercado

A maior parte das empresas almeja à conquista de um espaço cada vez maior no mercado. Começar a alcançar novas regiões com os seus produtos e se tornar mais reconhecida nas localidades em que já está presente. Para isso, é necessário elaborar um bom plano de expansão, principalmente focado no médio e longo prazo.

Se em 2023, você deseja dar mais atenção a esse projeto, novamente os dados serão os protagonistas! Por meio deles, é possível visualizar com precisão qual é a representatividade atual da sua empresa no segmento em que atua, onde ela está mais presente e onde essa presença ainda deixa a desejar.

Consequentemente, o gestor vai saber em quais locais precisa concentrar seus esforços para que esse projeto de expansão seja mais eficiente.

Estruturar os treinamentos do time de vendas

Vender costuma ser uma das dificuldades relatadas por grande parte dos empreendimentos. Parece algo tão simples, mas no fim do dia, apesar de todo o investimento em estratégias e ferramentas, ainda é difícil concluir as vendas. Se você se identifica com esse cenário, pode estar faltando apostar mais na capacitação da equipe.

A análise de dados possibilita uma compreensão mais fidedigna do desempenho do seu time de vendas. Tanto no âmbito coletivo quanto individual. É possível comparar diferentes períodos para entender quais fatores interferem na performance de vendas; identificar quais vendedores têm apresentado maior dificuldade nessa etapa de conversão, entre outras variáveis.

Isso vai fazer com que os treinamentos sejam muito mais eficazes, porque serão estruturados com base nos déficits que a equipe apresenta. Se você não quer passar mais um ano investindo em capacitação sem ter o retorno esperado, a análise de dados pode mudar essa realidade!

Aliás, isso não vale apenas para os treinamentos, mas até para estruturar uma cultura de feedback mais proveitosa dentro da empresa.

Também vale ressaltar que, nesse contexto, a análise de dados não vai apontar somente os pontos fracos da equipe, mas também suas potencialidades. Isso vai assegurar que elas sejam melhor aproveitadas. Que tal aproveitar 2023 para criar um programa interno de mentoria, em que os vendedores mais experientes e com os melhores resultados orientem aqueles que estão com dificuldade? Talvez, os seus dados mostrem que essa é uma boa ideia!

Conhecer mais profundamente o mercado

A análise de dados também diz respeito à coleta de informações externas à empresa, que ajudem a fazer um diagnóstico do mercado em que ela está inserida. Se você souber quais são as projeções e tendências para 2023 no seu segmento, terá ainda mais subsídios para construir seus planos de ação.

Melhorar a gestão da carteira de clientes

É bastante possível que a sua empresa perca oportunidades de vendas por falta de uma gestão mais adequada da carteira de clientes. Para virar esse jogo em 2023, você também pode apostar na observação de dados palpáveis.

Quantos leads “se perdem" no caminho? Qual a taxa de conversão em relação à captação de leads? Como está funcionando o processo atual de follow-up? Quais são os resultados dele?

Ao olhar para essas informações, o gestor pode pensar em processos mais eficientes de gestão de carteira de clientes, focado em aumentar a conversão ou retenção deles. Isso vai impactar diretamente nas vendas.

Se você não tem dados o suficiente para preparar o seu 2023, essa já pode ser a primeira mudança para o próximo ano! Temos uma ferramenta de Analytics que fornece uma série de insights sobre o seu empreendimento para servir como base para a sua tomada de decisão. Conheça!


Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade