Fale com GEO Fale com GEO

Descubra como transformar o feedback positivo em vendas

06 de março de 2023

Você sabia que um feedback positivo pode fazer muito mais do que “massagear o ego" da empresa? E se nós dissermos que, na verdade, ele pode ser transformado em uma ferramenta para vender mais?

Certamente, você terá ainda mais interesse em coletar depoimentos de clientes satisfeitos! Então prepare-se para descobrir como você vai transformar o feedback positivo em vendas!

Comece coletando os feedbacks

Antes de transformar o feedback positivo em vendas, você obviamente precisa ter esse material para usar da forma adequada. É bastante possível que a sua empresa já tenha muitos feedbacks positivos que não estejam sendo aproveitados. É comum que clientes satisfeitos queiram registrar isso de alguma forma.

Portanto, o primeiro passo é fazer uma verdadeira “varredura" nos canais digitais da sua empresa para buscar esses depoimentos. Analise os comentários deixados nas redes sociais, as avaliações no Google Meu Negócio, peça para que a equipe do comercial localize feedbacks nas conversas diretas com os clientes e compile todo esse material.

Mas talvez esses feedbacks espontâneos não sejam o suficiente. Nesse caso, você vai precisar fazer uma busca mais ativa. Oriente os vendedores a retomarem o contato com clientes já atendidos e que tenham ficado satisfeitos, perguntando se eles gostariam de registrar um depoimento sobre como foi a experiência.

Nessa busca ativa, duas coisas são importantes:

  1. Deixar o cliente muito à vontade para enviar seu feedback somente se quiser. De forma alguma isso pode se parecer com uma “obrigação";
  2. Identificar os clientes que tiveram uma experiência realmente satisfatória. Depoimentos de consumidores que tiveram problemas ao longo da sua jornada de compra podem ser bem-vindos, mas em outro momento. Quando a ideia for analisar as melhorias que precisam ser realizadas na empresa, eles vão entrar em cena.

Identifique os pontos em comum que são citados nos feedbacks

Com uma quantidade razoável de feedbacks já em mãos, o próximo passo é procurar pontos em comum entre eles. O que os seus clientes mais estão citando como características positivas da experiência deles com a sua empresa? Eles destacam o atendimento? A proatividade da equipe? A disponibilidade? Atributos tangíveis do produto em si?

Ao perceber essas similaridades, você provavelmente terá descoberto os diferenciais do seu negócio na perspectiva dos clientes. E isso é uma preciosidade para qualquer empresa! Afinal, você pode começar a trazer esses diferenciais para a sua comunicação de uma forma mais contundente e terá esses depoimentos para dar suporte. No seguinte sentido: “quem está dizendo não somos nós, são os nossos clientes".

Os seus clientes em potencial vão se identificar com os clientes já existentes que registraram os feedbacks. Eles tendem a confiar muito mais no que outro consumidor está dizendo do que no que a própria empresa fala sobre si mesma.

Pontos em comum entre feedbacks positivos podem direcionar a sua estratégia de comunicação. Eles mostram o que os clientes realmente gostam na sua empresa, para que isso seja cada vez mais reforçado e possa gerar novas vendas.

Feedback positivo como gatilho mental

Os gatilhos mentais são elementos que favorecem uma determinada tomada de decisão, ainda que de modo inconsciente. É aquilo que faz a pessoa querer comprar, ainda que ela não consiga identificar exatamente essa razão. São uma estratégia muito poderosa de vendas, justamente por terem apelo sobre esse lado mais primitivo do cérebro humano.

E um dos principais gatilhos é o da prova social, que se refere ao nosso impulso de tomar decisões com base no que outras pessoas estão fazendo ou dizendo.

Quando você publica um feedback positivo de um cliente nas redes sociais da sua empresa, por exemplo, isso pode espelhar o comportamento de outros consumidores em potencial.

Sabe o que dissemos anteriormente sobre as pessoas confiarem mais em outros clientes do que na própria empresa? Isso acontece porque esses outros clientes estão na mesma posição que elas.

Logo, se elas estão em dúvida sobre comprar ou não, vão buscar segurança na experiência de quem já comprou. Lembrando, nada disso passa pela cabeça de uma forma consciente, pelo menos não na maioria das vezes.

É por isso que a divulgação de feedbacks positivos é tão importante para a empresa. Ao se deparar com um depoimento de um cliente satisfeito, isso pode ser o gatilho que faltava para que aquela pessoa tome a decisão de uma vez por todas e compre também.

Feedbacks em apresentações

Quando falamos no mercado B2B, é normal que as empresas tenham uma apresentação para enviar para clientes em potencial. Nela, consta um pequeno histórico, os produtos ou serviços oferecidos, talvez uma linha do tempo com os principais marcos na trajetória da empresa até então… e sabe o que não pode faltar? O feedback positivo!

Um cliente em potencial que recebe uma apresentação da sua empresa, principalmente se ele tiver solicitado esse material, já está muito mais aberto a fechar negócio. E nesse caso, ler o depoimento de outros consumidores satisfeitos, pode ser realmente aquela “cereja do bolo".

Talvez, se ele estiver com muitas propostas em mãos, todas elas apresentando um bom produto e um custo/benefício dentro do esperado, é justamente esse feedback que pode ser o “critério de desempate".

Aqui, a principal dica é selecionar os feedbacks mais impactantes para colocar nessa apresentação. E claro, se lembrar de atualizá-la sempre que entrarem depoimentos mais novos.

Pontos importantes a se considerar

Na hora de transformar os feedbacks positivos em ferramentas de vendas, temos alguns pontos a considerar:

  • O feedback precisa ser autêntico! Não caia na tentação de usar depoimentos falsos de familiares, por exemplo. Acredite: cedo ou tarde, isso vai cair por terra;
  • Tome cuidado ao usar feedbacks positivos na hora de contornar uma possível crise, principalmente se eles não forem totalmente autênticos. Isso pode surtir o efeito totalmente contrário;
  • Feedbacks negativos também podem ajudar a sua empresa a vender mais! Desde que eles sejam um ponto de partida para que a empresa pense e execute melhorias.

Usar feedbacks positivos para aumentar as vendas é uma forma inteligente e saudável de explorar a relação da empresa com os clientes. Faça isso com estratégia e colha os resultados!

Lembrando que, se você atua no B2B, vendendo para lojistas da área têxtil, um bom e-commerce também vai alavancar as suas vendas! Conheça a nossa plataforma. Ah, e não deixe de publicar feedbacks de clientes por lá também!


Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade