Fale com GEO Fale com GEO

CRM para pequenas empresas: conheça os benefícios

24 de outubro de 2022

Não importa qual o tamanho da sua empresa, ela só vai sobreviver e se destacar no mercado se adotar a estratégia de Customer Centricity, ou seja, colocar o consumidor no centro de todas as decisões e tarefas do dia a dia. Para tornar isso possível, o CRM é uma das ferramentas mais importantes. Hoje, vamos mostrar quais as vantagens do CRM para pequenas empresas. Confira:

O que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Manager ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente. Uma plataforma de CRM, portanto, armazena todas as informações dos consumidores, desde dados básicos até outros mais estratégicos, como: quantas vezes já comprou, quando e qual foi sua última compra, todos os pontos de contato com a empresa.

Já detalhamos melhor o que é CRM em outro artigo do nosso blog, confira.

Benefícios do CRM para pequenas empresas

É bastante comum encontrar empreendedores de pequenas empresas que acham que um sistema como esse não é um bom investimento para o seu negócio. Acham que o valor seria muito alto e que, por terem um número menor de clientes em comparação a um empreendimento de grande porte, não precisam de uma plataforma específica para controlar todas as informações e interações.

Esse é um padrão de pensamento que precisa ser rompido! Como mencionado no início do artigo, todas as empresas precisam colocar o consumidor no centro da estratégia, caso contrário, não sobreviverão. E a plataforma CRM traz justamente as condições necessárias para isso.

Confira a seguir os benefícios do CRM para pequenas empresas.

Profissionalização da equipe de vendas

A profissionalização da equipe de vendas é um dos pontos-chave para construir a credibilidade de uma pequena empresa. Com o CRM, todos os vendedores têm acesso às mesmas informações sobre os clientes, o que cria uma padronização nas abordagens e atendimentos como um todo.

Por exemplo: quando um mesmo cliente está comprando pela segunda vez, mas com um vendedor diferente da primeira, ele vai ter acesso a todos os dados, inclusive, a respeito dessa primeira compra. Isso permite dar continuidade à relação com o consumidor, evitando transmitir uma imagem de amadorismo e falhas de comunicação interna.

Monitoramento dos resultados da equipe de vendas

É essencial que as pequenas empresas percebam a importância de mensurar resultados de tudo que for possível! Com um bom CRM, você consegue coletar insights importantes sobre a equipe de vendas, como por exemplo:

- Quantas vendas foram geradas pela equipe e por cada vendedor dentro de um determinado período;

- Qual o tempo médio que cada vendedor leva para concluir uma venda, a partir do primeiro contato com o cliente;

- Qual a receita gerada por cada vendedor dentro de um determinado período de tempo;

- Quantos clientes há na carteira de cada vendedor, possibilitando uma distribuição mais equilibrada.

A partir dessas e outras informações, a empresa consegue estruturar feedbacks mais assertivos para essa equipe, além de planejar treinamentos focados naquilo que realmente precisa ser melhorado. A consequência esperada disso é um aumento significativo de desempenho.

Organização das informações

O CRM permite que todas as informações sobre os clientes e sobre as vendas fiquem reunidas e organizadas em uma única plataforma.

Mas por que isso é benéfico? Imagine o seguinte: a sua empresa não tem um CRM e, por isso, cada vendedor organiza os contatos com os clientes de uma forma diferente. Alguns anotam no papel, outros elaboram uma planilha própria… O que acontece quando esses profissionais se desligam da empresa?

No cenário descrito acima, muitos dados importantes se perdem. E não apenas em virtude de um possível desligamento, mas até em um período de férias, por exemplo.

Com o CRM, a empresa não corre esse risco. Independentemente das dinâmicas internas da equipe de vendas, o mais importante se preserva: as informações valiosas que aumentam as chances de converter um cliente.

Integração com as ferramentas de vendas

O CRM 360, da Geovendas, pode ser integrado às principais ferramentas de vendas e relacionamento com o cliente, como por exemplo: WhatsApp Business, Google Agenda, telefonia, RD Station.

Logo, as informações contidas na plataforma vão se comunicar com essas ferramentas, garantindo um processo de atendimento mais rápido, independentemente do canal pelo qual ele vai ocorrer.

Estruturação do fluxo de follow-up

Uma dificuldade bastante comum das pequenas empresas é padronizar o fluxo de follow-up. Alguns vendedores já desistem após a primeira tentativa de contato mal-sucedida com um cliente em potencial. Outros podem passar da conta na insistência e fazer com que o consumidor construa uma imagem negativa da empresa.

A plataforma CRM também serve de apoio para estruturar esse fluxo, trazendo mais previsibilidade para a cadência de contatos. A partir dessa organização, é possível instituir um padrão que será seguido por todos os vendedores.

Além disso, o sistema também permite que os gestores acompanhem como cada vendedor está conduzindo esse processo de contatos com o cliente.

Geração de relatórios

A partir da plataforma CRM, você consegue gerar relatórios sobre os atendimentos, vendas fechadas, ocorrências, pendências e uma série da outros dados. Essa é uma vantagem interessante porque torna essas informações mais visuais, facilitando a sua compreensão.

Analisando esses relatórios, a empresa tem parâmetros para pensar em estratégias mais eficientes para aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar a taxa de retenção, melhorar o desempenho dos vendedores e diversos outros objetivos!

Ao ter dados e números concretos, o gestor não precisa mais se basear no método "tentativa e erro" para planejar suas ações. Logo, as chances de conseguir os resultados esperados de forma mais rápida são muito maiores.

O CRM traz tudo que a sua empresa precisa para crescer e conquistar seu espaço merecido no mercado: organização, informação e automatização de funções operacionais para que a sua equipe possa se dedicar ao trabalho que de fato faz um negócio crescer!

A Geovendas é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para aprimorar a gestão da sua empresa nos mais diversos setores. Por isso, conheça o nosso CRM 360 e descubra todas as funcionalidades que ele tem e que podem ser um divisor de águas para o seu empreendimento.


Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade