Fale com GEO Fale com GEO

Como inspirar seus clientes a venderem o seu produto na blackfriday

31 de outubro de 2022

A cada ano que passa, a Black Friday vem se consolidando como uma data mais importante para o comércio brasileiro. Em 2021, por exemplo, as vendas desse dia somadas ao dia anterior (ou seja, de quinta e sexta-feira) geraram um faturamento de mais de R$ 5,4 bilhões. Valor quase 6% maior do que no ano anterior.

Hoje, vamos trazer as melhores estratégias para que você, atacadista, aproveite essa data! Afinal, como inspirar os clientes a venderem o seu produto para o consumidor final nesta Black?

Black Friday atacadista

O primeiro ponto é entender a importância das estratégias de Black Friday desse lado. A data costuma ser completamente associada ao varejo. Porém, poucas pessoas se dão conta de que aqueles descontos estarrecedores que encantam o consumidor final, na maioria das vezes, só são possíveis pela parceria do atacadista.

O varejista provavelmente não vai querer arcar com nenhum tipo de prejuízo para oferecer desconto aos clientes. Logo, ele também precisa pagar mais barato.

Assim, podemos dizer, de forma bem resumida, que mesmo ficando nos bastidores, o atacadista é quem “dá a letra” desse tipo de campanha.

Como fazer o cliente querer vender o seu produto?

Por essa introdução, já podemos perceber que o atacadista que chega na Black Friday com uma boa estratégia, tem grandes chances de aproveitar essa data para aumentar exponencialmente as suas vendas.

A seguir, listamos algumas dicas que podem estimular o seu cliente a incluir o seu produto na campanha de Black Friday dele:

Alimente essa parceria o ano todo

Já é um pouco tarde para colocar essa dica em prática pensando em resultados para 2022. Porém, você já pode começar a mirar na Black Friday de 2023!

É bastante provável que os seus clientes tenham diversos fornecedores que possam escolher para estruturar a sua campanha da Black. Para quem você tenha mais chances de estar entre os selecionados, essa parceria precisa ser alimentada o ano todo.

Valorize os bons clientes, ofereça um canal de vendas eficaz, pense na possibilidade de estruturar um programa de fidelização, dê o suporte necessário, realize pesquisas de satisfação para entender como está a percepção desses clientes em relação à sua marca.

Converse com seu cliente

Uma estratégia interessante é conversar com seu cliente varejista para entender o que ele está planejando para a sua campanha de Black Friday e como os produtos da sua marca podem se adequar a isso. Nessa conversa, você também pode busca entender quais produtos têm mais saída.

Além de aumentar as chances de esse varejista querer vender o seu produto (afinal, ele vai estar dentro daquilo que foi pensado para a ação de Black Friday) essa iniciativa de dialogar sobre a campanha é vista com bons olhos.

O cliente tende a valorizar mais essa postura do que uma simples imposição de quais produtos vão ser disponibilizados com preços e condições especiais.

Portanto, se estiver dentro das suas possibilidades, faça esse movimento pelo menos com os parceiros mais estratégicos.

Ah, mas não se esqueça de já ir para essa conversa com uma boa ideia de como seria uma Black Friday rentável para o seu atacado. A ideia é encontrar um denominador comum entre o atacadista e o varejista, para que ambos tenham vantagem.

Planeje o seu estoque

Use todas as ferramentas possíveis para fazer uma projeção de vendas e, a partir disso, garanta que o seu estoque vai estar preparado!

Se existe um produto que é muito procurado pela maior parte dos seus clientes e você pretende colocá-lo em uma promoção especial, certifique-se de que ele estará disponível em quantidade suficiente para suprir as demandas desses varejistas.

Oferecer uma promoção imperdível, mas não ter as condições necessárias para que os clientes a aproveitem, pode gerar até mesmo um desgaste na imagem do seu atacado.

Prepare o seu canal de vendas

Com o aumento do volume de vendas, o canal que você utiliza para isso também precisa estar preparado. Se você tem um e-commerce B2B, por exemplo, é importante garantir que a plataforma seja estável suficiente para suportar um número maior de acessos do que o corriqueiro.

Aliás, também é importante já ter um fluxo definido para as trocas e devoluções, que tendem a ser maiores quando existe uma campanha específica como essa.

Ponto importante: não se esqueça de que, para o atacadista, a Black Friday acontece antes do que para o varejista.

Prepare materiais informativos para o seu cliente

É muito interessante quando o atacadista assume a posição de ajudar o seu cliente a vender mais. Afinal, é possível que você tenha mais domínio sobre o produto do que o varejista.

Portanto, uma boa ideia é preparar materiais informativos, com orientações que o varejista pode colocar em prática para ter uma campanha de Black Friday mais bem sucedida. Nesses conteúdos, você pode inserir o seu produto e a sua própria ação da Black de forma mais orgânica.

Lembre-se: quando você é útil para o seu cliente, as chances de que a parceria se solidifique são muito maiores.

Tenha um planejamento bem estruturado

Se também estiver tarde para seguir essa dica para este ano, já guarde a dica para 2023: planeje a sua Black Friday.

Saiba o quanto você pode investir (tanto nos descontos quanto nas estratégias de divulgação e distribuição), quais produtos pretende explorar, como vai se comunicar com seus clientes, como vai preparar seus canais de vendas para a data…

A Black Friday é uma data muito importante para o comércio, portanto, ela merece que você pense a respeito dela com antecedência. O planejamento também é eficiente para identificar as falhas cometidas no ano anterior e entender como evitá-las, melhorando cada vez mais a experiência do seu cliente.

O e-commerce B2B é uma das ferramentas disponibilizadas pela Geovendas. Por meio dele, você consegue oferecer uma experiência de compra mais satisfatória para os seus clientes varejistas, ampliar as praças atendidas e facilitar toda a jornada, aumentando a porcentagem de conversão.

Durante uma campanha de Black Friday, um recurso como esse pode ser o grande diferencial para o seu sucesso! Entre em contato conosco para saber mais!


Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade