Fale com GEO Fale com GEO

Buyer persona: Saiba identificar o seu cliente ideal

16 de janeiro de 2023

Toda empresa precisa conhecer o público-alvo a quem direciona os produtos e serviços. Para isso, é possível criar uma buyer persona, ou persona do comprador, para estabelecer as bases de uma campanha de marketing digital. 

A buyer persona, na verdade, passa a orientar a estratégia direcionada ao cliente, seja para divulgação ou atendimento, capacitando a empresa a entender anseios, desejos e necessidades.

Desde o princípio, é preciso pensar a buyer persona como um modelo de cliente ideal, com base em pesquisas, que possa demonstrar uma narrativa pessoal, o que inclui:

  • Comportamento;

  • Intenção;

  • Interesses;

  • Padrões de compra.

Isso ocorre a partir do entendimento sobre preferências, comportamentos e gostos de cada lead, ou seja, do cliente em potencial.

Para criar uma buyer persona efetiva, ou diversos perfis qualificados para representar seu público, é preciso entender como funciona a prática, quais aspectos devem ser evidenciados, o que pode ser empregado em uma campanha de marketing digital e seguir por estratégias significativas, dinâmicas e versáteis.

Qual a definição para buyer persona?

Uma buyer persona é um personagem fictício criado a partir de dados de mercado, pesquisas e insights sobre comportamentos e necessidades dos clientes.

Essa figura, que pode até ter características físicas próprias, nome, endereço e profissão, assim como participar de atividades sociais, ajudam profissionais de marketing a entender melhor o público-alvo.

Mesmo estratégias utilizadas ao longo do tempo, como o inbound marketing, em que é preciso atrair, converter, vender e reter os clientes, a buyer persona permite alcançar um público ainda maior e mais adequado.

Como criar uma buyer persona ideal?

A buyer persona contribui, de maneira efetiva, para as ações de marketing, pois permite seguir uma base de clientes que se mostra mais propensa/qualificada para consumir determinada marca, serviço ou produto.

Dessa forma, é possível explorar o mercado e analisar os concorrentes, e como eles atuam junto ao público-alvo.

Para qualquer empresa, isso significa buscar informações dos consumidores e, com os dados disponíveis, fazer perguntas aos clientes existentes por meio de questionários e pesquisas.

A partir do momento que se entende o consumidor ideal, fica mais fácil reproduzir uma buyer persona com todos os detalhes, criando um perfil que atende ao público de forma mais assertiva.

Um dos pontos essenciais a se entender sobre os clientes é quanto aos canais de comunicação que são utilizados.

Mesmo com uma estratégia de inbound marketing eficiente, se uma landing page não for publicada no lugar exato, no momento mais apropriado para que os clientes ideais possam acessar, todo o trabalho se perde.

Qual a importância da buyer persona no marketing?

São possibilidades infinitas sobre o uso da buyer persona em uma campanha de marketing, mas a importância está no desenvolvimento de estratégias e produção de conteúdo devidamente direcionados, e que servem para atrair o público-alvo.

A buyer persona ajuda os profissionais de marketing a focar em estratégias de negócios e divulgação exatamente no que é importante, permitindo priorizar atividades em canais e plataformas mais relacionados com os clientes de fato.

Quem pode desenvolver uma buyer persona?

Quanto mais informações uma empresa tem sobre o cliente ideal, maior a probabilidade de criar uma descrição precisa sobre essa pessoa.

Sendo assim, a buyer persona deve ser criada por todas as equipes que interagem com os clientes, entre os quais:

  • Atendimento;

  • Vendas;

  • Marketing;

  • Pós-vendas.

Cada um desses setores possui um conhecimento único quanto às motivações e problemas específicos do cliente.

Benefícios sobre a criação da buyer persona

Empresas que focam em uma buyer persona, ou um conjunto de clientes ideais, são mais lucrativas, pois essa figura, mesmo que fictícia, desempenha um papel fundamental por permitir se concentrar em atividades de marketing e negócios em relação ao público-alvo de forma direcionada.

Outro benefício é reduzir as despesas, pois a empresa passa a compreender os clientes, direcionando todo investimento no marketing digital em canais e plataformas que o público-alvo está inserido.

Conhecendo esses canais e plataformas, a empresa pode se focar no tipo de mensagem que pode ser passada, para que a compreensão seja imediata, tendo como base a buyer persona devidamente definida.

Sobre a compreensão e entendimento do que motiva os leads a converter em cliente pagante, a empresa pode aplicar e modificar pontos de contato, levando à otimização das conversões.

Invista em buyer persona estrategicamente

A buyer persona, ou várias delas, é um perfil com base em pesquisas que definem qual é o cliente ideal. Por isso, é fundamental conhecê-lo e saber qual jornada deseja que esses potenciais clientes percorram.

Isso permite adaptar elementos-chave de atendimento ao cliente e sobre as vendas, para então aumentar o sucesso refletido na receita e nos lucros.

Compreender os tipos de pessoas que estão à procura de um produto ou serviço, e os problemas que podem ser solucionados por uma empresa, é essencial tanto para o inbound marketing quanto para a manutenção de clientes.


Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade